class="post-template-default single single-post postid-1943 single-format-standard wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.2 vc_responsive">

Saúde do Homem: o equilíbrio entre Alimentação e a Medicina Integrativa

Quando o assunto é Saúde Masculina, é natural a associação direta com a testosterona. Mas será que a alimentação e a adoção de uma rotina mais saudável pode influenciar na regulação hormonal do homem?

Uma alimentação balanceada, com baixo consumo de alimentos industrializados e a preferência por alimentos naturais, incluindo alimentos fontes de zinco, pode influenciar no aumento ou manutenção dos níveis naturais de testosterona.

Carnes magras, ovos e leguminosas como feijão e lentilha são alguns exemplos de alimentos fontes de zinco que facilmente podem fazer parte do cardápio do dia-a-dia. Associe a esses alimentos legumes, verduras, frutas e algumas boas fontes de carboidratos, como batata doce e arroz integral.

Inclua nos lanches, entre as refeições principais, sementes de abóbora, oleaginosas como castanhas, amêndoas ou nozes. Esses alimentos são riquíssimos em zinco, além de outros nutrientes como gorduras monoinsaturadas, que auxiliam no controle dos níveis de colesterol. O amendoim, considerado uma oleaginosa, confere rápida energia (especialmente na sua versão em pasta) e pode ser usado inclusive antes dos treinos, melhorando performance na prática de atividades físicas.

Gorduras boas não devem ser excluídas! Abacate, azeite de oliva e algumas gorduras vegetais de boa procedência devem fazer parte do cardápio.

Quando o tema é a saúde do homem, não podemos esquecer do tomate. Fonte de licopeno, antioxidante relacionado como preventivo no câncer de próstata. A maneira mais indicada de obter seus benefícios é associando calor e um pouco de gordura, pois desta forma é potencializada a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, a maneira como ele é absorvido pelo nosso organismo.

Em paralelo a alimentação, é de extrema importância o equilíbrio entre a prática de atividade física, uma rotina de sono saudável e exames periódicos para análise dos índices hormonais do homem.

A prática de atividade física é essencial para prevenção de doenças crônicas como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e outras. Além disso, ela influencia potencialmente o fortalecimento muscular e a qualidade de vida do homem.

Rotinas de sono saudáveis são fundamentais para o reparo celular, orientação ao ritmo circadiano (nosso relógio biológico) e controle hormonal.

É de extrema importância que o homem realize exames periódicos para análise dos índices hormonais – estudos comprovam que a partir dos trinta anos se inicia o declínio da produção hormonal, principalmente a testosterona. Em alguns caso é necessária a reposição hormonal, que deve ser feita sempre com acompanhamento e orientação médica.

Taisa Petry 

Nutricionista – CRN3 43192

Pós-graduada em Nutrição Esportiva e Treinamento Físico

Dr. Walid Nabil Ourabi

Médico – CRM 160.902/SP

Nutrologia & Medicina Integrativa

No comments so far.

Deixe uma resposta