class="post-template-default single single-post postid-2314 single-format-standard wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.2 vc_responsive">
Neoplasia da Mama - Câncer de Mama

Seguindo com a matéria das Doenças Mais Comuns em Mulheres, hoje falaremos de um assunto bem importante: a Neoplasia da Mama ou o Câncer de Mama. É mais frequente no sexo feminino e representa cerca de 25% de todos os tumores malignos diagnosticados nas mulheres.

A evolução das taxas de incidência mais frequentes mostra um aumento progressivo e gradual dos tumores da mama. É o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil e corresponde a cerca de 29%*.

Muito embora este tipo de câncer seja muito mais frequente no sexo feminino, há também homens com neoplasia da mama em um índice bem baixo: 1 homem para cada 135 mulheres.

Segundo o Atlas de Mortalidade** do INCA (Instituto Nacional de Câncer), a doença tem uma triste estatística: 15.403 óbitos de mulheres e 187 homens foram registrados em 2015, segundo último levantamento.

O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos).

Outros fatores* que aumentam o risco da doença são:

AMBIENTAIS OU COMPORTAMENTAIS

• Obesidade e sobrepeso após a menopausa;
  • Sedentarismo e inatividade física;
  • Consumo de bebida alcoólica;
  • Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X).

HISTÓRIA REPRODUTIVA E HORMONAL

• Primeira menstruação antes de 12 anos;
  • Não ter tido filhos;
  • Primeira gravidez após os 30 anos;
  • Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;
  • Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona);
  • Ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos sem controle.

FATORES GENÉTICOS E HEREDITÁRIOS

• História familiar de câncer de ovário;
  • Casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos;
  • História familiar de câncer de mama em homens;
  • Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2

Entre 1979 e 2016, o número de potenciais vidas perdidas por Câncer de Mama, por mulheres de até 80 anos é de 6.245.016.

Infelizmente este número poderia ser menor. O câncer de mama poderia ser detectado em suas fases iniciais, se em grande parte dos casos, as mulheres, independentemente da idade, fossem estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis e poderiam contribuir positivamente.

A prevenção e o auto exame são importantes.
E o câncer pode sim ser vencido!

*INCA (https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama).
** Atlas de Mortalidade, MS/SVS/DASIS/CGIAE/Sistema de Informação sobre Mortalidade – SIM MP/Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE MS/INCA/Conprev/Divisão de Vigilância.