class="post-template-default single single-post postid-2281 single-format-standard wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.2 vc_responsive">
Infecção Urinária

Você sabia que a incidência de infecção urinária é 90% maior nas mulheres?⁣

A uretra da mulher tem de quatro a cinco centímetros, é menor em comparação com a dos homens, o que facilita que bactérias cheguem com mais facilidade à bexiga causando as infecções. ⁣

Bactérias intestinais também são frequentemente causadoras de infecção urinária devido à proximidade entre o meato uretral (abertura da uretra por onde a urina é expelida) e o ânus.⁣

E também, mais prevalente na menopausa, devido à queda do estrogênio (hormônios cuja ação é relacionada com o controle da ovulação) cria uma predisposição à infecção urinária, isso porque altera a flora vaginal, a qualidade do tecido da vagina e da uretra, deixando a entrada das bactérias na região mais fácil e o ambiente mais propício para a colonização.⁣

A infecção urinária não é uma doença sexualmente transmissível (DST), não é uma doença que passa de uma pessoa para a outra. Mas, mulheres sexualmente ativas são mais suscetíveis às infecções urinárias.⁣

Através de relações sexuais, bactérias do trato gastrointestinal podem migrar por via ascendente do períneo (região que começa na parte de baixo da vulva e estende-se até o ânus) para a bexiga. O pênis – através da lubrificação vaginal – transporta as bactérias (como a Escherichia Coli) que ficam alojadas nesta região. ⁣

Mas, o problema só acontece quando estas bactérias chegam na bexiga e geram infecções. A Cistite (mais comum) afeta a bexiga, enquanto a pielonefrite afeta o rim e possui sintomas mais severos.⁣

Uma boa dica é tomar muita água e urinar várias vezes ao dia para evitar a Cistite. O ideal é não manter a urina parada na bexiga por muito tempo, isso aumenta a chance de contaminação.⁣

Outra dica é sempre urinar após a relação sexual, mesmo que em pequena quantidade. Mas lembre-se que nunca deve-se limpar as vias urinárias e o interior da vagina com água e sabonete, isso é totalmente contraindicado.⁣

O tratamento das cistites infecciosas requer o uso de antibióticos que serão escolhidos de acordo com o tipo de bactéria encontrada no exame laboratorial de urina.⁣

Em caso de suspeitas, consulte seu médico.⁣