class="post-template-default single single-post postid-2301 single-format-standard wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.2 vc_responsive">
Clínica Gênesis - Fibromialgia

Ao ver LadyGaga cantando e dançando vestida em seus figurinos extravagantes é difícil de imaginar que ela é mais uma mulher que sofre com as fortes dores no corpo causadas pela fibromialgia. A doença causa grandes dores no corpo, o que até levou ao cancelamento da sua participação no Rock in Rio, em 2017, no Brasil.

Em um documentário sobre sua vida, o ‘Five Foot Two’ do Netflix, a cantora expõe os tratamentos a que é submetida para alívio das dores crônicas, atribuídas a um quadro de estresse pós-traumático – resultado do abuso sexual que sofreu aos 19 anos.

A fibromialgia não tem cura e compromete a qualidade de vida do paciente que não reconhece uma causa definida para a dor persistente, mas sabe-se que pode estar relacionada com um evento traumático físico ou psicológico.

As dores são espalhadas pelo corpo, podem durar mais de três meses e frequentemente são associada a outras patologias, como a depressão, síndrome do intestino irritável, fadiga, distúrbios do sono e alterações reumatológicas.

Em média, 90% das pessoas com fibromialgia são mulheres com idade entre os 30 e os 50 anos e estima-se que aproximadamente 10% da população mundial sofra desta doença crônica, presente em todas as idades, grupos étnicos e culturais.

As dores dominam o corpo, mas o cansaço ao acordar, a fadiga extrema durante o dia, a falta de concentração e alguns episódios de lapsos de memória e depressão, são sintomas tipicamente detectáveis nos pacientes com fibromialgia.

Há medicamentos para o tratamento da doença. Exercício aeróbico, uma dieta alimentar saudável e tratamento psicológico são armas poderosas no acompanhamento da doença.

Imagem: Gaga, Five Foot Two – Netflix.