Psicologia e alimentação caminhando lado a lado - Clínica Genesis

Muitas pessoas pensam que ganhar peso está relacionado apenas à qualidade, quantidade de comida que ingere e à falta de atividade física. Contudo, os fatores psicológicos podem agir de maneira importante no ganho de peso. Por isso, antes de tudo, é indispensável avaliar suas condições emocionais para se ter todas as chances de sucesso e evitar o risco de não perder os quilos desejados e ganhar o peso após o fim do regime novamente.

Durante o processo de perda de peso, a Psicoterapeuta e Professora de Meditação Adriana Dorgan, recomenda uma avaliação e um acompanhamento psicoterápico.

Em sua experiência na clínica, Adriana Dorgan menciona que algumas emoções podem ser o gatilho para o ganho de peso. Ela diz que a auto depreciação, a falta de sentido, a falta de motivação e o estresse são alguns dos vilões que podem sabotar o processo de emagrecimento.

A Dra. Adriana também cita que alguns estudos demonstram que o estresse pode contribuir de várias maneiras para o aumento do peso corporal. Quando as pessoas estão em alguma situação de estresse, elas liberam um hormônio chamado cortisol e o organismo se prepara para duas situações: lutar ou fugir do estímulo causador do estresse. Além do cortisol, que está diretamente ligado a esse evento, outros hormônios são liberados pelo corpo humano nessa situação (nesse momento, nessa hora). Quando os indivíduos estão estressados, o corpo responde como se estivesse prestes a ser prejudicado e, para responder a esta necessidade, ocorre um aumento energético que ocasiona mudanças no metabolismo e fluxo de sangue e, para lidar com essa situação, algumas pessoas utilizam mecanismos como a alimentação compulsiva.

Entretanto, nada está perdido. A Dra. Adriana indica que o acompanhamento psicoterápico e o uso de terapias complementares, como a meditação para o tratamento em questão, são muito eficientes, eficazes e contribuem para integração e saúde do corpo, mente e espírito.

Dra. Adriana Dorgan
Psicóloga Clínica, Especialista em Psicologia da Saúde, Psico-Oncologista e Psicoterapeuta Transpessoal Integrativa
Meditação Ascensão do Bright Path

No comments so far.

Deixe uma resposta