class="page-template-default page page-id-1488 page-child parent-pageid-1462 wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.2 vc_responsive">

Tratamento Endometriose

A Endometriose é uma doença que nas mulheres, em idade reprodutiva, pode causar dores intensas no período menstrual, durante as relações sexuais, dificuldade de engravidar e até mesmo a infertilidade. Estudos recentes mostram um considerável crescimento no número de portadoras da doença que tem maiores chances de ser contornada com um diagnóstico precoce, sendo tratada cirurgicamente ou com medicamentos.
Informações Importantes
Dados levantados na internet

15%

Valor aproximado de mulheres em idade fértil que possuem a doença.

60%

Valor aproximado de Mulheres com dores pélvicas ou infertilidade, que possuem endometriose.

11%

Valor estimado de mulheres em que a endometriose é assintomática.

www1.folha.uol.com.br

53%

Mulheres que conhecem a doença e os problemas que podem causar.

www1.folha.uol.com.br

Endometriose

A endometriose é uma doença mais comum do que se imagina e recentemente ganhou o apelido de mal da mulher moderna. O endométrio é o tecido responsável por revestir a cavidade do útero, preparando-o para o embrião. Quando a fertilização não acontece, o tecido se descama e é eliminado através da menstruação. Porém, no caso da endometriose partes deste tecido não são eliminados completamente, se fixando nos órgãos fora do útero como intestino, ovários, ligamentos pélvicos, bexiga e apêndice. Os sintomas da endometriose podem ser cólicas menstruais intensas (que chegam a incapacitar a rotina diária da mulher), problemas para engravidar e pode levar a um quadro de infertilidade. Por isto, o diagnóstico precoce e tratamento são imprescindíveis. A importância do diagnóstico precoce para a saúde feminina, visto que a endometriose pode levar a infertilidade e ao câncer em alguns casos. Estudos comprovam que a dificuldade de reproduzir se desenvolve lentamente e pode ocorrer logo no inicio da idade reprodutiva, antes da menina ter sua primeira relação sexual. Mas, o que mais contribui para o diagnóstico tardio é a ideia de que sentir dor ao menstruar não é nada demais. Atualmente, a forma de diagnóstico mais utilizada é a ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal, este exame identifica de maneira eficiente os focos de endometriose nos ovários e na pelve. Existe também a possibilidade de ressonância magnética da pelve, para os casos mais complexos.
Acompanhamento Ginecológico

ATIVIDADE FÍSICA

Você já ouviu que atividade física é benéfica para seus músculos, seu coração e pulmões, correto ? E que mantendo o corpo ativo é possível prevenir a endometriose ? Praticar atividade física regularmente libera no organismo a beta-endorfina, quando este hormônio entra em ação ele diminui a quantidade de estrogênio, hormônio relacionado ao desenvolvimento da endometriose. O estresse e desequilíbrio do sistema imunológico da mulher são fatores que favorecem o aparecimento da doença e atividade física regular auxilia no equilíbrio.

ADOLESCENTES COM FORTES CÓLICAS

A tendência ou manifestação leve da endometriose pode ocorrer em meninas de 14 anos de idade. A Abend (Associação Brasileira de Endometriose) analisou a faixa etária das pacientes que procuram ajuda e identificou que mais da metade tem até 25 anos de idade. As causas da doença seguem desconhecidas, mas estilo de vida, sedentarismo, fatores genéticos e alimentação inadequada aumentam os riscos.

ENDOMETRIOSE MALIGNA

Apesar de ser considerada uma doença benigna, existe a possibilidade da doença avançar e se transformar em maligna, virando um câncer. Segundo o estudo intitulado Endometrioid Adenocarcinoma Arising from Endometriosis of the Mesenterium of the Sigmoid Colon, a transformação maligna da endometriose ocorre em cerca de 1% dos casos, na maioria das vezes no ovário (78,7%). Já 5% dos casos estão relacionados à endometriose intestinal. O estudo identificou que nas mulheres com endometriose maligna existia uma relação direta com reposição hormonal.Por esta razão, é extremamente importante procurar um médico e fazer o diagnóstico rapidamente.