class="page-template-default page page-id-1497 page-child parent-pageid-1462 wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.2 vc_responsive">
#

Mastologia

Especialidade que tem como foco as glândulas mamárias, sejam elas de mulheres ou homens, pois grande parte das pessoas desconhece a possibilidade de câncer nas glândulas mamárias masculinas, mesmo que em menor quantidade. O especialista dessa área estuda, diagnostica, previne, trata e reabilita o paciente. O câncer de mama é o principal alvo da prevenção de um médico mastologista.
Informações Importantes
Dados levantados na internet

30%

Pacientes com câncer de mama que tiveram progressão para estágio metastático

Sociedade Brasileira de Mastologia

50%

Mulheres que descobrem a doença em estágio avançado

Sociedade Brasileira de Mastologia

70%

Mortes por câncer de mama ocorre em países em desenvolvimento

Sociedade Brasileira de Mastologia

29,2%

Mulheres que fizeram a cirurgia de reconstrução da mama

Sociedade Brasileira de Mastologia

Os cuidados com as mamas

Para se tornar um Mastologista, o médico deve ter especialização em cirurgia geral ou em ginecologia, para poder estar apto a fazer a residência médica em mastologia. A procura de um profissional capacitado é o primeiro passo para o tratamento eficaz das doenças mamárias, de mulheres e homens, seja com tratamento clínico ou cirúrgico. Quando o câncer de mama é tratado precocemente, as chances de cura são maiores, por isso as visitas periódicas ao médico são importantíssimas. Também é muito importante se lembrar que o autoexame é uma forma de acompanhamento preventivo.
Os principais sintomas de câncer de mama

Se a mulher tiver algum desses sintomas a mulher deve procurar um médico especialista imediatamente ou comunicar ao seu médico para os devidos procedimentos preventivos ou de cura.

DORES

Dores nos mamilos ou inversão do mamilo ( para dentro)

VERMELHIDÃO

Vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama

INCHAÇO

Inchaço localizado no seio

CAROÇOS

Aparecimento de caroços nas mamas ou axilas

IRRITAÇÕES

Irritações na pele deixando-a semelhante com a textura de casca de laranja

SECREÇÕES

Secreções pelo mamilo
Importante

HEREDITARIEDADE

Cerca de 10% dos canceres de mama são considerados hereditários. Quando parentes próximas, como a avó, mãe, tia e irmã, tiveram câncer nas duas mamas ou no ovário antes dos 40 anos, os riscos aumentam consideravelmente.

AUTOEXAME

O câncer de mama é a segunda maior causa de morte entre as brasileiras, assim quando algum sintoma é descoberto pela própria mulher ao apalpar suas mamas, o tempo de espera pela próxima consulta pode ser diminuído e o ganho preventivo quanto as soluções pode significar tratamentos clínicos ou cirúrgicos mais amenos.

RECONSTRUÇÃO DAS MAMAS

Após uma avaliação prévia pelo Mastologista, há possibilidade da mama ser reconstruída na mesma cirurgia em que é retirado o tumor. As técnicas de reconstrução são diferentes conforme a quantidade de mama retirada. Com os avanços médicos-tecnológicos, há mais diagnósticos precoces o que favoreceram as mastectomias totais, aumento das quadrantectomias e a um percentual maior de cura.