class="page-template-default page page-id-1486 page-child parent-pageid-1462 wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.2 vc_responsive">
#

Gestação Normal e De Alto Risco

A necessidade de um acompanhamento médico é imprescindível , pois o especialista solicitará todos os exames necessários para que não haja riscos ou que esses sejam diminuídos consideravelmente, seja uma gestação normal ou de alto risco. Em uma gestação de alto risco uma possível doença materna ou uma condição sócio-biológica desfavorável pode prejudicar a evolução da gestação, trazendo riscos para a mãe e/ou o feto.
Informações Importantes
Dados levantados na internet

75%

Gestantes que conseguem reduzir os riscos de má formação e doenças do feto com o uso do ácido fólico nos 3 primeiros meses de gestação

FEBRASGO

60%

Dos abortos espontâneos são por problemas de má formação e alterações cromossômicas, sem possibilidade de prevenção

7%

Gestantes que adquirem diabetes gestacional

Sociedade Brasileira de Diabetes

11,7%

Dos partos foram prematuros no Brasil

UNICEF - 2010

Acompanhamento Gestacional

Para uma gestação normal ou uma de alto risco, a necessidade das consultas, exames e procedimentos quando necessários, é de vital importância para garantir a saúde do feto e da gestante. É um período de muitas dúvidas para a mamãe, assim, nada melhor do que um especialista para acompanhar, informando e direcionando os detalhes de forma correta. O pré-natal instrui não somente com informações médicas, mas também com informações cotidianas, como por exemplo orientações de vestuário, higiene, sexualidade, nutrição e outros assuntos para um período gestacional adequado. O início de um pré-natal é marcado por uma bateria de exames laboratoriais, de som, de imagem e de avaliação física. Com a reunião de todas essas informações seu médico poderá avaliar sua gestação de forma global e proporcionar um acompanhamento ideal, e é nesse momento que simples problemas podem ser tratados de forma preventiva sem deixar futuras sequelas para a gestante e o bebê.
A Gestante

A Gravidez não é uma doença e sim um período de transformação para que uma nova vida seja gerada. Nesse momento a mulher precisa de ajuda, seja médica ou emocional para lidar com detalhes de sua nova rotina. Além de um acompanhamento médico adequado, o apoio da família e amigos trará qualidade de vida para esse período. Abaixo seguem alguns tópicos que devem estar em foco.

Diabetes Gestacional

Durante a gestação a mulher fica com uma maior quantidade de açúcar no sangue. Na maior parte das vezes volta ao normal após o parto. O pâncreas deixa de fabricar uma quantidade suficiente de insulina para estabilizar a taxa de açúcar no sangue. Se o corpo não consegue fabricar uma quantidade extra para poder atender também as necessidades do bebê, seu nível de açúcar no sangue pode subir deixando a mulher com a diabete gestacional. Além da propensão a icterícia e hipoglicemia após o parto, o bebê também aumenta a probabilidade de uma Cesarea.

Depressão na Gravidez

Cerca de 10% das mulheres grávidas têm crises depressivas. As variações de humor e uma tristeza aparente, emocional ou fisicamente falando, são um aspecto negativo para a gestante que deve ser tratada o quanto antes. As características marcantes, as quais podem ser consideradas indícios de uma depressão são distúrbios do sono, falta ou excesso de apetite, ansiedade exagerada, tristeza aparente, falta de concentração, cansaço constante e nervosismo frequente. Procure seu médico caso tenha esses sintomas.

Endometriose

A endometriose é um problema que pode acometer meninas aos 14, 15 ou 16 anos. A doença se desenvolve lentamente e pode ser desencadeada logo no início da idade reprodutiva, antes mesmo de a menina ter sua primeira relação sexual. A ideia de que sentir dor ao menstruar não é nada demais é uma das razões para o diagnóstico tardio da doença. Segundo estimativas do Nepe, Núcleo Interdisciplinar de Ensino e Pesquisa em Endometriose, meninas que começam a sofrer com os sintomas na adolescência chegam ao diagnóstico até 12 anos depois, quando muitos estragos já foram feitos ao corpo.
Exames Importantes