class="page-template-default page page-id-1501 page-child parent-pageid-1462 wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.2 vc_responsive">
#

Fertilidade Masculina

A maioria dos homens deixa até aos 45 minutos do segundo tempo para definir que precisa de acompanhamento médico para entender suas necessidades em relação a fertilização. Independente do nível de gravidade, referente às dificuldades de fecundação, um acompanhamento médico especializado colabora de forma psicológica e efetiva na solução de sua necessidade, assim, da mesma forma que a mulher antes e durante a gestação, o homem também precisa de um acompanhamento visando uma gestação eficaz, saudável e segura para a sua família.

Informações Importantes
Dados levantados na internet

40%

São casos de infertilidade masculina

www.mdemulher.abril.com.br

70%

São casos de orquite gerados por caxumba após a puberdade

Sociedade Brasileira de Urologia

40%

De infertilidade masculina são devidos a variocele

www.hospitalsiriolibanes.org.br

15%

Dos homens com azoospermia possuem alteração genética.

Hospital São Paulo

O Homem e os exames.

Na maior parte dos casos, somente após a ida ao médico ginecologista, para exames de rotina, e a não constatação de problemas com a mulher, aí sim é o momento em que se inicia as preocupações de uma possível infertilidade masculina.

Como na maioria das vezes, as consultas médicas de rotina, não é a maior preocupação dos homens, os problemas acabam tendo um enfoque de solução e não prevenção, assim, aliado ao adiamento da gravidez por muitos casais, as chances de gestação diminuem consideravelmente quando a mulher completa 35 anos. Se o casal possui planos de ter filhos, recomenda-se que de forma preventiva exames e consultas médicas sejam feitos mesmo antes do início das tentativas.

Um bom acompanhamento da saúde do casal, principalmente a do homem, visto que, na maior parte das vezes, é a unidade do casal que tem menos preocupações em relação a saúde de forma geral, inicia-se com a escolha de um bom especialista em reprodução humana, o qual investigará o histórico familiar e do paciente, seus antecedentes e um espermograma que, quase sempre, é o início do processo.

Caso os exames iniciais comprovem algum problema, novos exames devem ser feitos e de forma mais minuciosa. Nas etapas seguintes a procura por infecções, investigação hormonal, estudo genético, além de outros específicos que poderão ser solicitados pelo especialista.

Acompanhamento Médico

Se todos os casais ao planejarem uma gravidez, também dessem a devida importância a um acompanhamento médico adequado, onde o especialista pudesse através de exames avaliar e direcionar os pacientes, haveria uma maior facilidade com a resolução de possíveis problemas de forma preventiva. O fato é que os homens, na maioria das vezes, são os últimos a serem avaliados quando o casal não tem sucesso da geração de filhos, principalmente por motivos culturais. Se os homens tivessem a mesma preocupação com a saúde, como as mulheres que possuem consultas e exames mais regulares, talvez diversos problemas poderiam ser evitados previamente para a concepção dos herdeiros. Simples exames de sangue, cardiológicos e hormonais que ja deveriam ser uma constante em suas vidas, como espermogramas para homens planejam filhos, ajudariam muito na rotina dos casais, de forma física e psicológica. O especialista em reprodução humana é a solução para a melhor informação do casa, e que também pode indicar outros especialistas para apoio em outras áreas, como por exemplo psicólogo, urologista e andrologista.

Variocele

Essa é a causa mais comumda infertilidade masculina, chega a sera causa de 40% dos homens inférteis. A variocele é a dilatação das veias testiculares, que são responsáveis pela drenagem do sangue venoso que não possuem uma oxixenação adequada.Nos homens que estão tentando o segundo filho, com a mesma parceira, e não possuem sucesso estimasse que 80% dos casos se devem a variocele.

Azzospermia

Quando o diagnóstico é positivo para azzospermia, onde o espermograma aponta ausência completa de espermatozóides no líquido seminal colhido do paciente, novos exames são necessários para confirmação. Nesse caso é necessário a escolha de um laboratório especializado na análise seminal para uma melhor avaliação. Há dois tipos de azzospermia, a obstrutiva, que é algum problema com o canal (ducto deferente) de passagem do sêmen, e a não obstrutiva, que se referente a produção mínima ou ausência completa de espermatozóides. As alterações genéticas estão presentes em cerca de 15 % dos homens com azzospoermia e que leval a baixa ou falta de produção de espermatozóides.

Disfunções hormonais

Quando o espermograma alterações hormonais, esses devem ser dosados de tal forma a não comprometer a produção de espermatozóides. O FSH quando em alta concentração dificultam a produção de espermatozóides e se em baixa concentração deve-se ser feita a reposição por até 18 meses para a correção. O LH promove a produção de testosterona, reduzindo a produção de espermatozóides e a vontade sexual.
Saiba mais sobre as especialidades abaixo.