class="page-template-default page page-id-1503 page-child parent-pageid-1462 wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.2 vc_responsive">
#

Fertilidade Feminina

Porque algo tão importante, que modificará completamente a vida de um casal, de todas as formas possíveis, deve ficar em segundo plano, quando se trata de uma gestação mais saudável e segura ? Existem diversas maneiras de chegarmos com sucesso à gestação de seus filhos com o carinho e atenção que você e sua família merecem.

Informações Importantes
Dados levantados na internet

21%

Mulheres fumantes que abortam

Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida

32%

Mulheres inférteis entre 40 e 44 anos

Management of the Infertile Woman, de Helen A. Carcio

52%

Mulheres férteis entre 35 e 39 anos

Management of the Infertile Woman, de Helen A. Carcio

15%

Casos de infertilidade por problemas ovulatórios

Sociedade Brasileira de Reprodução Humana

Acompanhamento médico regular

Toda mulher com um acompanhamento médico regular está mais preparada em busca da gestação dos seus filhos, devido ao conhecimento do seu corpo, não porque resolverá instantâneamente qualquer possível problema por sí própria e sim pelo conhecimento, que a levará, junto com o especialista médico, a tomar as melhores decisões para resolução dos possíveis problemas, com a finalidade de uma gestação com redução de riscos para ela e o bebê. O aparelho reprodutor feminino é mais complexo do que o masculino, assim, quando a infertilidade está na mulher, para a identificação do problema serão necessários mais exames do que com o homem.
Causas da infertilidade feminina

É válido frizarmos que a porcentagem de casos de infertilidade feminina e masculina estão bem próximas, assim a mulher não é a culpada de um casal não conseguir engravidar. Dentro da porcentagem que cabe a mulher, quanto a infertilidade, estudos recentes mostram que as principais causas são a má ovulação, endometriose e os problemas do trajeto entre o útero e a trompa, assim após mais de 6 meses de relações sem sucesso o indicado é a procura de ajuda médica de seu ginecologista até um especialista em retrodução humana. Além da idade, onde o ápice aproximado da fertilidade feminina é os 36 anos, e gradativamente o potencial de fertilidade vai diminuindo conforme a idade aumenta, outras causas seguem detalhadas abaixo.

Endometriose

Quando o tecido interno do útero (Endométrio) está fora da cavidade uterina se define como Endometriose. O endométrio é a mucosa que todo mês, quando não há gestação, se descama e dá origem a menstruação.

Tubo peritonial obstruído

A partir de uma relação sexual, para que o espermatozóide encontre o óvulo, ele deve percorrer a tuba uterina, que liga a cavidade uterina e o ovário, mas algumas vezes a interrupção desse caminho, seja por alguma doença (Endometriose, Clamídia, apendicite e etc) que acaba obstruindo esse canal ou alguma cirurgia prévia (laqueadura tubária) que tenha cortado o tubo, impedem a fecundação do óvulo.

Deficiência na ovulação

A idade, quimioterapias, radioterapias, ovários policísticos e outras causas, podem deixar a mulher com uma ovulação insuficiente ou inexistente. Mais uma vez é válido se lembrar que um acompanhamento médico adequado e frequente ajuda a identificar mais rápido algumas dessas causas e pode evitar diversos problemas físicos e emocionais.